12.2.12

Aparelho dentário do Di

Desde Novembro que andamos a fazer visitas ao odontologista. Este médico foi recomendado pelo dentista numa visita de rotina do Di e confirmou que o Campeão tem o maxilar superior mais em forma de V do que de U – forma que deveria ter para encaixar o maxilar superior no inferior.

Explicou também que isto se deve á pressão que faz com a língua contra os dentes superiores quando engole, que este reflexo vem do movimento de sucção de bebé (ao mamar) e que devia ser corrigido com umas sessões de terapia da fala. Além disso, um aparelho removível era aconselhado para corrigir a forma do maxilar superior.

E lá andámos em consultas, raios X, moldes, escolhas de cores para o aparelho – o Di inicialmente queria vermelho e amarelo (as cores do Benfica) mas depois mudou de ideia e quis branco e preto (por serem as cores de Lisboa). Finalmente colocaram o dito aparelho.

Aconteceu isto 4 diazitos antes de ir para a classe de neige e com recomendações que levasse o aparelho o que me deixou algo nervosa porque ele poderia perdê-lo – não estando habituado a ele. Mas o rapagão tem a cabeça no lugar e portou-se á altura das recomendações da mamã trazendo o dito cujo de volta.

E agora anda com ele. É meio chato mas o Di já parece estar habituado e já se compreende melhor o que diz quando o tem. Tem mais uns bons meses disto pela frente mas o Di tira de letra e não parece minimamente incomodado.

Patrícia

1 comentário:

Berta disse...

Meu querido neto!
Sei que deve incomodar bastante usares esse aparelho na boca, mas vale a pena para ficares com os dentes direitinhos e bonitos, como tu! E foste capaz de levar o aparelho para França e te responsabilizares pelo seu bom uso em fase de adaptação. São estas aparentes pequenas conquistas do dia a dia que revelam a força do nosso Leão! Um abraço da avó que te aprecia muito!X